5 Dicas de tendências para SEO em 2022
Vamos aumentar suas conversões com tráfego orgânico?
Se a sua empresa deseja conquistar mais tráfego orgânico, precisa investir mais tempo e atenção em SEO em 2022 devido a algumas atualizações do Google.
1 – Core Web Vitals
O Core Web Vitals do Google está todo preparado para avaliar a experiência do usuário de uma página da Web no contexto de sua capacidade de resposta, tempo de carregamento, qualidade visual, e aprofunda a velocidade de carga de um site, considerando aspectos como.
– Velocidade de carregamento do conteúdo na página
– Quantidade de tempo que a página da Web leva para se tornar interativa
– Mudança de layout incomum
– Responsividade
De acordo com uma pesquisa publicada pela revista Exame, o Core Web Vitals vai diminuir o ranqueamento de 98% dos sites profissionais brasileiros.
Fonte: https://exame.com/bussola/seo-index-as…xperience/
2 – Google EAT
Sendo um algoritmo do buscador responsável por analisar pontos importantes do conteúdo para ranquear ou não entre as primeiras posições.
– Expertise – Especialização;
– Authoritativeness – Autoridade;
– Trustworthiness – Confiança.
Dessa forma, ao criar um conteúdo com essas métricas e o conceito EAT, existe uma maior probabilidade de que sua página se torne referência no buscador. O conteúdo principal é a forma em que o texto é escrito, onde ele deve ser claro e objetivo, trazendo ao leitor informações relevantes, pertinentes e de qualidade sobre aquele tema.
O conteúdo adicional são os links internos presentes no texto, que direcionam o leitor a outros artigos tornando sua página uma autoridade de alta relevância.
3 – Imagens Otimizadas
Hoje em dia, as imagens são fontes muito importantes de tráfego orgânico, por isso é importante que esteja adequada e bem categorizada, seja em uma estratégia de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, ou ranqueamento no Google. São elas que os clientes enxergam primeiro no seu site ou blog, para isso, você pode otimizar as imagens criando nomes de arquivos com palavras-chaves e adicionando descrições e textos alternativos.
O Google rastreia esses elementos na hora de determinar a relevância de um resultado.
Quando o assunto é escolher a foto certa, é importante destacar que a originalidade é bastante apreciada. Portanto, utilizar as imagens certas pode oferecer um valor imenso em qualquer estratégia. Para isso, basta lembrar de buscar fotos que combinem com sua marca e complementem seu conteúdo, salvar da forma certa, não esquecer das alt tags, bem como de apostar em boas legendas. Pronto, assim você terá imagens perfeitamente otimizadas para SEO.
4 – Pesquisas por voz
Os métodos que os consumidores usam para encontrar novos produtos ou fazer pesquisas estão cada dia mais avançados.
A Pesquisa por Voz tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos. À medida que o recurso foi se desenvolvendo, cada vez mais pessoas começaram a utilizá-lo no dia a dia.
De acordo com artigo publicado pelo SEMRush a previsão é de que, até 2022, mais de 50% das famílias tenham um dispositivo inteligente, como a Google Assistente, do Google; a Alexa, da Amazon; e a Siri, da Apple.
Vantagens:
– Carregamento mais rápido
– Geolocalização nas pesquisas
– Melhora no SEO
– Melhor classificação
– Faturamento cada vez maior
– Os brasileiros usam muito
(fonte: (https://www.semrush.com/blog/seo-trends/#header3)
5 – Intenção de busca
A intenção de busca demonstra o que o usuário quer encontrar na web ao usar buscadores, a partir de 2022 o Google vai passar a mostrar resultados diferentes para uma mesma palavra-chave.
As pesquisas trazem o desejo de resolver uma necessidade — e os profissionais de SEO devem desvendá-la para criar conteúdos mais relevantes.
Essa tendência caminha lado a lado com a importância de se produzir conteúdo mais especializado.
É por isso que um dos grandes esforços dos buscadores é entender a linguagem humana para desvendar a intenção de busca das pessoas. Com essa compreensão, os robôs podem buscar no índice os conteúdos que melhor atendem às necessidades dos usuários.
Considerações Finais
Sem dúvida é muito importante investir em SEO para 2022, cabe às empresas se manterem atualizadas e montar estratégias para atrair mais cliente ou até mesmo alavancar a sua marca.
Por fim, os hábitos de consumo tiveram uma grande mudança no ano de 2020 devido a pandemia, e também com o avanço da tecnologia e o fácil acesso a equipamentos como computadores, tablets e, principalmente, o celular modelo smartphone.
Texto escrito por Vagner
Especialista SEO na Agência Weber