Google Trends é uma ferramenta que permite analisar o número de buscas por uma determinada palavra-chave ou matérias relacionadas ao longo do tempo.
Trends = tendências
O Google disponibiliza esta ferramenta gratuitamente através do site: https://trends.google.com.br/trends/
Ao entrar no site já é possível verificar quais as matérias mais “faladas” do momento através das buscas, buscar tópicos relacionados a uma determinada palavra-chave, por exemplo, mencionei a palavra “marketing digital” e automaticamente é listado para minha pesquisa os locais que mais falam sobre o assunto, tópicos e pesquisas relacionadas a esta palavra, evolução da palavra com o tempo, etc.
Ainda é possível comparar uma palavra com a outra para ver qual tem maior relevância para que eu utilize em minhas campanhas de marketing digital.
Ex: Biscoito ou Bolacha? Qual possui maior relevância?
Entre no site e confira outras opções de análises que podemos realizar com esta ferramenta fantástica.
Por quê preciso usar o Google Trends em meu planejamento de marketing?
É importante você tenha conhecimento sobre os tipos de pesquisas que estão sendo feitas relacionadas ao seu tipo de negócio, para que não gaste tempo e dinheiro em palavras-chave não relevantes para seu produto/serviço.
Tendências de mercado;
Comparação de termos; (biscoito ou bolacha por exemplo)
Idéias novas para ações de marketing;
Dentre outros benefícios que esta ferramenta disponibiliza ao usuário.
Esperamos que tenham gostado do post,
Até mais!!!