Você já sabe que o Google Ads é uma das ferramentas de tráfego pago mais eficazes do mercado. Mas já pensou em aplicá-lo a nichos específicos, como Google Ads para clínicas e consultórios, para aumentar o número de agendamentos e conquistar novos pacientes?
Com mais de 15 anos de experiência, realizamos inúmeros testes em diferentes segmentos e consolidamos conceitos valiosos. Ao longo desta leitura, vou mostrar de forma simples o que o Google Ads pode fazer pela sua clínica ou consultório — e como a inteligência artificial pode potencializar ainda mais os resultados.
Check-List Digital antes de começar com campanhas pagas no Google Ads
1 – Google Maps (Google Meu Negócio, Google MyBusiness ou o que eles inventarem nos próximos anos rs)
O seu cadastro no Google Maps é como um cartão de visitas digital: é ali que pessoas que ainda não conhecem sua empresa vão buscar informações antes de tomar uma decisão.
Imagine a seguinte situação: Dona Clara, que mora em Perdizes, sofre com dores de cabeça constantes, mas não conhece nenhum neurologista no bairro. O que ela faz? Abre o Google e pesquisa: “Consultório neurológico em Perdizes”. Nesse momento, ela encontra a “Clínica NeuroFictício” no Google Maps.
A partir daí, o caminho é natural: Dona Clara olha as fotos, confere as avaliações para saber a opinião de outros pacientes, liga para o telefone disponível no cadastro, clica no whatsapp disponível no cadastro e até verifica o horário de funcionamento. Ou seja, o cadastro no Google Maps é decisivo — mas, infelizmente, ainda é muito negligenciado.
Por isso, faça agora uma pausa nesta leitura e confira se o seu cadastro está atualizado. Veja se há avaliações positivas suficientes e, caso ainda sejam poucas, envie o link para seus clientes avaliarem sua clínica. Essa ação simples pode fazer toda a diferença.
2 – Landing Page ou Site Institucional
Diferente do Instagram ou Facebook, as campanhas do Google Ads precisam obrigatoriamente direcionar o usuário para um site ou landing page — e não simplesmente para um link do WhatsApp direto no anúncio. Isso acontece porque o Google valoriza a experiência do usuário. Por isso, a página de destino precisa ser clara, organizada, carregar rapidamente e apresentar informações objetivas relacionadas ao anúncio que atraiu o cliente até ali.
Não adianta, por exemplo, anunciar uma clínica neurológica e direcionar o usuário para um site de psicologia. O Google entende que o conteúdo não é relevante e, como consequência, penaliza seus anúncios.
Agora eu te pergunto: como está o site da sua clínica hoje? Os serviços que você pretende divulgar estão bem apresentados? Existe uma página dedicada para cada serviço? Esses detalhes fazem toda a diferença, pois garantem qualidade, melhoram a experiência do usuário, ajudam seu anúncio a ter melhor desempenho, reduzem o custo por clique e aumentam as chances de conversão.
Um exemplo prático: na nossa agência, temos uma landing page exclusiva para divulgar o ChatWeber. Assim, quando criamos campanhas específicas para esse produto, direcionamos o usuário diretamente para essa página dedicada. O resultado? As chances de converter visitantes em clientes aumentam muito mais do que se eles fossem levados para o site institucional, que fala de todos os serviços da agência ao mesmo tempo.
Print da Landing Page: agenciaweber.com.br/chatweber
3 – Atendimento
Eu sempre reforço aos meus clientes a importância de controlar todos os leads que chegam: seja por ligação, WhatsApp, formulário do site, chatbot ou qualquer outro canal. Nada deve passar despercebido! O lead só deve ser descartado se realmente não fizer parte do seu público-alvo; caso contrário, pode ser apenas uma questão de tempo até ele estar pronto para comprar.
Esse controle pode ser feito em um Excel simples, em um CRM mais robusto ou na ferramenta que você já tem o hábito de usar. O essencial é ter registros organizados e lembretes recorrentes, para que nenhum contato seja esquecido.
Além de manter a organização, esse acompanhamento é fundamental para avaliar o retorno das campanhas. Normalmente, ao final de cada mês, exportamos relatórios com todos os contatos gerados, devidamente rastreados via Google Tag Manager (GTM). Em seguida, cruzamos essas informações com o feedback dos clientes, o que nos permite tomar decisões mais assertivas e melhorar a performance das campanhas.
Uma métrica essencial nesse processo é o ROI (Retorno sobre o Investimento). Com ele, você consegue mensurar o quanto foi investido em determinado período, quantas oportunidades foram geradas e, principalmente, quantas realmente se transformaram em negócios fechados.
Outro ponto crucial está no tempo de resposta. Na era da inteligência artificial, as pessoas estão cada vez mais impacientes. Receber um lead pelo WhatsApp e demorar 30 minutos para responder pode significar perder o contato — e sabemos o quanto cada lead custa. Se a sua empresa recebe muitas conversas no WhatsApp (ou pior, se você ainda usa o pessoal para tratar de negócios), é hora de refletir sobre a necessidade de estruturar melhor esse processo. Afinal, se você está investindo para gerar mais contatos, precisa estar preparado para atendê-los bem.
Aqui na Agência utilizamos um sistema para WhatsApp chamado ChatWeber. Ele permite transferir atendimentos entre setores, acompanhar em tempo real as respostas dos colaboradores e otimizar toda a comunicação. Mas, como este artigo não é especificamente sobre ChatWeber, vou me limitar a deixar apenas a URL do ChatWeber caso você queira saber mais sobre ele.
4 – AGORA SIM, Google Ads para Clínicas e Consultórios
Vou explicar considerando que você já acessou a plataforma do Google Ads, mas ainda não possui um conhecimento avançado.
No Google Ads, é possível estruturar campanhas para diferentes etapas do funil de vendas:
Topo de funil: fase de conscientização, quando o usuário descobre que tem uma necessidade ou problema.
Meio de funil: momento em que já entende sua necessidade e começa a buscar soluções.
Fundo de funil: etapa de decisão, em que o usuário já está pronto para escolher e contratar.
Uma dica prática é usar a inteligência artificial para montar o briefing inicial da campanha. Você pode pedir sugestões de anúncios, palavras-chave, segmentações e outras ideias para usar como base.
Quando o orçamento é mais limitado, geralmente recomendo começar pelo fundo de funil — sempre levando em conta a análise de cada mercado. Uma boa estratégia é criar uma campanha local de Pesquisa no Google, delimitando o raio de alcance em até 6 km da clínica. Assim, você foca em pessoas próximas, que realmente podem se tornar pacientes. Também é possível restringir os anúncios a dias úteis, em horário comercial, e segmentar faixas etárias, como de 25 a 65 anos.
Além disso, aproveite os recursos do Google Ads, adicionando o endereço da clínica (para reforçar a presença local), telefone para contato e links diretos para orçamento na extensão de sitelinks.
Na escolha das palavras-chave, dê preferência às mais específicas e relacionadas ao fundo de funil. Por exemplo:
“clínica neurológica em Perdizes”
“consultório neurológico em Perdizes”
“médico neurologista em Perdizes”
“neurologista em Perdizes”
Por fim, não se esqueça das palavras-chave negativas para evitar aparecer em buscas irrelevantes, e evite termos muito amplos, que podem atrair cliques de usuários fora do seu público-alvo.
Dica Extra: Se houver fotos da clínica, não deixe de adicionar nos recursos de imagem também! Isso ajuda a ranquear os anúncios.
Espero que tenham gostado do texto,
Nos acompanhe para mais conteúdos! Se sentir falta de algo, sugira nos comentários!
Até Mais!!
@agenciaweber