Dicas valiosas sobre Desempenho de Sites e Rankeamento do Google que ninguém te conta, MAS EU SIM. =D
O que quer dizer rankeamento e o que ele tem em comum com o desenvolvimento de sites?
O mundo ideal quando falamos em otimização de sites é aquele em que o desempenho do site é tão completo e bem estruturado que aparece na maioria das buscas orgânicas focadas para seu nicho de mercado, sem precisar investir em mídias pagas.
Este tipo de trabalho é feito geralmente por um profissional de SEO!
Ah, entendi… mas o que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para sites, landing pages, portais, blogs e demais websites que tem o objetivo de aumentar o tráfego orgânico de seu site, trazendo mais autoridade para sua audiência.
Vamos continuar?
Para alcançar este tipo de ranking (rankeamento) no Google, por exemplo, é necessário que seu site obedeça uma série de fatores que são muito importantes para as métricas dos buscadores e vou te contar AGORA como isso funciona.
Antes de tudo, devo alertar, nada aqui é garantido, os buscadores não funcionam como receitas de bolos e se alguém (fora o Google) soubesse a fórmula secreta, ela valeria milhões.
“Embora este guia não lhe contará quaisquer segredos que façam com que seu site seja automaticamente classificado como primeiro resultado nas pesquisas no Google (desculpe!), utilizar as práticas recomendadas definidas abaixo irá facilitar aos mecanismos de pesquisa rastrear e indexar o seu conteúdo.” (documento oficial do Google – https://static.googleusercontent.com/)
Vamos lá, abaixo alguns dos fatores primordiais para ter um ótimo desempenho em seu site e nos buscadores:
- Velocidade de carregamento do site (quanto mais rápido, melhor para o usuário)
- Certificado SSL (o famoso https.)
- Experiência do usuário como prioridade (sites lentos, com bugs, confusos não são legais para os usuários)
- Design Responsivo com imagens otimizadas
- Tempo de permanência na página (quanto mais interessante for, mais tempo o cliente ficará em sua página, certo?)
- Tag Title (palavra-chave no título de sua página)
- Tag Description (descrição do conteúdo de sua página)
- Tag Keywords (palavras-chaves relacionadas ao conteúdo de sua página)
- Criação de conteúdo relevante com seu business focados em palavras-chave
- Pagerank, Domain Authority (é uma métrica que identifica autoridade de uma página ou domínio sobre uma palavra-chave, algo mais técnico)
Existem +200 fatores que devem ser analisados no desenvolvimento de um site para que tenha um um desempenho superior e consiga alcançar resultados orgânicos através da indexação dos buscadores, mas acredito que os tópicos acima podem te ajudar como parte BASE.
Abaixo, segue print de nosso desempenho de velocidade do novo site da Agência Weber na ferramenta PageSpeed (https://developers.google.com/)
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