5 Estratégias de marketing de baixo custo para pequenas empresas

Muito se fala sobre estratégias de marketing robustas para impulsionar a sua empresa, mas  existem muitas outras estratégias de marketing de baixo custo para pequenas empresas iniciarem seu posicionamento no meio digital.

Pois é muito fácil você começar em posicionamento de marca e depois já estar afundado em conceitos dignos de publicitários e teorias abrangentes demais.

E levando isso com consideração, separamos algumas estratégias de marketing de baixo custo para pequenas empresas, de maneira sucinta e prática, o qual te auxiliará a montar um planejamento viável e iniciar seu projeto no digital.

Segue com a gente abaixo!

 

1. Planejamento de Marketing: inicie o seu

O fato é que a organização é de suma importância para uma recorrência, seja de postagens em redes sociais, artigos em sites ou demais casos.

Por isso, a primeira coisa que recomendamos é montar o seu Planejamento de Marketing.

Ele consiste em você separar um tempo – pode agendar se necessário – para analisar pontos-chave do seu negócio e ter dados importantes para os próximos passos, como sendo eles:

  • Qual é o seu mercado e o nicho em que está inserido
    Conheça o seu público e a quem o seu serviço ou produto é de suma importância.
    Escolher de dois a três concorrentes diretos pode ajudar a nortear na pesquisa.
  • Quem é o seu cliente ideal
    Além do mercado, é importante você conhecer a fundo o seu público, a sua persona. Qual a idade, qual a profissão, quais os principais anseios e como o seu produto/serviço auxilia a essa persona. 
  • Quais ações tomar para atingi-los
    É possível que você note um fluxo maior de clientes ideais seguindo um estilo, se adequando melhor à uma comunicação – às vezes utilizando uma plataforma específica – e a partir disso, mapear internamente quais são as suas tarefas ou o do seu time para atingir o objetivo.
  • Cronograma e execução
    Definidas as ações, monte um prazo confortável e adequado para todos. Monte tarefas bem definidas, passe os objetivos, informe os dados necessários para cada etapa e execute, acompanhando sazonalmente o andamento do processo.

Então, para quem inicia, uma importante estratégia de marketing de baixo custo para pequena empresa é a montagem do planejamento.

 

2. Criação de conteúdo orgânico

Para quem ainda não tem capital para investir em canais de prospecção ativa, uma boa forma de iniciar uma audiência, para mapear o público e conhecer a própria persona é por meio da criação de conteúdo orgânico.

Seja ela feita pelas redes sociais – com a criação de posts informativos, reels sobre os produtos, tiktoks virais – ou por sites e canais de pesquisa – como blogposts, vídeos no Youtube ou podcasts.

O fato é que a criação de conteúdo orgânico é um forte ferramenta para quem busca uma estratégia de baixo custo.

 

3. Relacionamento sólido com os clientes

Mais importante do que um cliente satisfeito na venda, é um cliente satisfeito no pós-venda.

É muito fácil a pessoa acabar se encantando demais na hora da venda, comprar por impulso e não ter uma boa experiência. Entretanto, é imprescindível que a equipe saiba lidar com isso e contornar a situação.

Um relacionamento sólido pode nascer de uma venda insatisfeita que foi revertida em créditos e o cliente ficou ainda mais feliz – e consequentemente promotor da marca.

Ou ele não soube lidar com o produto e, ao contatar a equipe, conseguiu um direcionamento e um treinamento para o uso devido.

Logo, um cliente feliz é um cliente promotor, e promovendo sua marca ou produto, aumentam suas vendas.

 

4. Compareça em conferências e eventos

Estar em eventos – sejam online ou presenciais – mostra que a sua marca está engajada na causa, no mercado e que busca a inovação e melhoria para seus clientes.

E geralmente apenas uma pessoa – você mesmo – ou alguém da equipe pode fazer este papel pela empresa, se tornando uma estratégia de marketing de baixo custo, levando em consideração o buzz que isso garante para a marca.

 

5. Procure parcerias

E os eventos são ótimos lugares para se buscar parcerias e fazer networking, assim como a própria rede social.

Alguns influencers tem grande impacto no público engajado, então ao se deparar com uma pessoa que tem valores que vão ao encontro dos valores da empresa, prega ideias parecidas e o conteúdo em si vai favorecer a ambos.

 

Conte com a Weber

Nós também sabemos o quão difícil é para o empreendedor se munir desse tempo ou buscar uma equipe capacitada para buscar e aplicar as estratégias de marketing de baixo custo para a pequena empresa.

Entretanto, se você entende a necessidade e a importância de um planejamento bem executado, tarefas bem definidas e acompanhamento pontual, fale com a Agência Weber.

Em um de nossos canais de atendimento, podemos ajudar sua empresa a alavancar suas vendas através de ferramentas e estratégias completas de Marketing Digital.

 

Texto escrito por: Gabriella – Marketing

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