Qualificação de Leads (ou qualificação de possíveis clientes) é a forma que encontramos de “priorizar” o atendimento de pessoas com maiores possibilidades de se transformar em clientes, com essa qualificação conseguimos simular estratégias de ações que podem ser aplicadas e transformá-los de fato em clientes da empresa.
Há várias maneiras de qualificar leads, por exemplo procurando responder as questões:
NECESSIDADE: seu lead realmente precisa de você? Qual solução você oferece para ele?
ADEQUAÇÃO: É possível atendê-lo geograficamente? Tem algo que impeça este atendimento?
ORÇAMENTO: seu lead está disposto a pagar pelo seu produto/serviço?
AUTORIDADE: seu lead tem poder de decisão na empresa ou precisa falar com alguém?
TIMING: seu lead precisa do seu produto/serviço pra AGORA? Ou apenas futuramente?
Existem processos que auxiliam na qualificação de leads e a principal dela é o “Conheça Seu Cliente”,não há forma mais eficaz do que esta.
Para ajudar neste processo sua empresa deve contar com ferramentas que facilite o contato direto com seu lead, por exemplo: E-mails, Telefones, Chat Online, Redes Sociais, etc.
Quanto maior o número de opções de atendimento você tiver, mais “a vontade” seu cliente ficará para você de fato conseguir entender suas necessidades, assim você não perde tempo com ele e nem ele com você.
Abraços!!