– Google Trends

Google Trends é uma ferramenta que permite analisar o número de buscas por uma determinada palavra-chave ou matérias relacionadas ao longo do tempo.

Trends = tendências

O Google disponibiliza esta ferramenta gratuitamente através do site: https://trends.google.com.br/trends/

Ao entrar no site já é possível verificar quais as matérias mais “faladas” do momento através das buscas, buscar tópicos relacionados a uma determinada palavra-chave, por exemplo, mencionei a palavra “marketing digital” e automaticamente é listado para minha pesquisa os locais que mais falam sobre o assunto, tópicos e pesquisas relacionadas a esta palavra, evolução da palavra com o tempo, etc.

Ainda é possível comparar uma palavra com a outra para ver qual tem maior relevância para que eu utilize em minhas campanhas de marketing digital.

Ex: Biscoito ou Bolacha? Qual possui maior relevância?

Veja a foto abaixo:

No gráfico, a palavra-chave biscoito é a cor azul, veja que a mesma possui maior relevância do que a palavra destacada em vermelho (bolacha).

No interesse por região, a cor vermelha está presente em mais países como a “favorita”.

Entre no site e confira outras opções de análises que podemos realizar com esta ferramenta fantástica.

Por quê preciso usar o Google Trends em meu planejamento de marketing?

É importante você tenha conhecimento sobre os tipos de pesquisas que estão sendo feitas relacionadas ao seu tipo de negócio, para que não gaste tempo e dinheiro em palavras-chave não relevantes para seu produto/serviço.

Tendências de mercado;
Comparação de termos; (biscoito ou bolacha por exemplo)
Idéias novas para ações de marketing;

Dentre outros benefícios que esta ferramenta disponibiliza ao usuário.

Esperamos que tenham gostado do post,

Até mais!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *